Todo país tem suas “manias”, tem suas regras de etiqueta e que merecem ser respeitadas. Na Itália nós temos algumas regras que precisamos prestar atenção. Algumas delas podem nos causar dor de cabeça e outras uma bela multa, em euros!
No foto, no video!
Num país como a Itália é super comum ver muitos turistas por toda a parte. E como bom turista queremos registrar todos os momentos e lugares que visitamos. Porém, existem lugares que não podemos fazer foto ou vídeo. A Capela Sistina é um deles. Não podemos fotografar ou filmar lá dentro, tem sempre guardas dando a mesma instrução “no foto, no video”. E mesmo assim, tem sempre um monte de gente fazendo fotos e vídeos hahahaha
E no fim das contas não acontece nada além de receber um xingão direto e pedirem que você guarde o celular.
Respeite a Igreja e se comporte!
Já outras regras se são descumpridas podem gerar constrangimento ou frustração.
Como entrar nas igrejas com roupas curtas que mostrem pernas, braços e peito. Nesse momento é super constrangedor porque você é barrado e não permitem sua entrada a não ser que você se cubra com qualquer pano que tenha. A parte ruim é no verão que está super calor então você já sai para fazer os passeios com roupas mais frescas, por isso, é importante levar consigo um lenço para cobrir a parte superior. Se você está com uma saia ou bermuda mais comprida tudo bem, o que não pode é roupa de baixo muito curta. Lembre que você está na casa do Senhor, lugar de respeito. E aqui não importa de qual religião você é, ou no que você acredita. Regras são regras.
Cuidado com o “controllore!”
Em situações como no ônibus ou no trem/metro se você não compra o bilhete e não valida ele ao entrar no ônibus ou antes de entrar no trem/metro você pode receber uma multa bem alta, e em euros!!! Acontece que nesse caso é uma questão de sorte, ou de azar. O fiscal, controllore em italiano, entra no ônibus ou passa nos vagões de trem/metro de forma aleatória. Pode ser que você nunca veja um, assim como pode ver toda vez que pegar um meio de transporte público. Então é melhor não arriscar!
Você não está em casa!
Chegou no bar ou no restaurante e quer uma mesa? Peça ao garçom, à garçonete. Não entre e saia sentando onde você preferir. A regra de etiqueta italiana diz que você tem que esperar na porta até alguém vir te receber e te direcionar a um lugar livre. Eles veem esse comportamento como falta de educação. E eles são bem chatinhos com isso: uma atitude dessas pode te custar um péssimo atendimento, então: lembre-se dessa dica!
Olhe com os olhos!
Quem nunca ouviu isso da mãe, não é mesmo!?
Pois então, os italianos seguem essa regra até depois de grandinhos hahaha
Não é educado sair tocando em tudo. Principalmente em frutas e verduras no supermercado ou na feira. Tanto que nos supermercados tem luvas descartáveis perto dos hortifrútis para que vocês as usem quando forem escolher os produtos. Na Itália cada pessoa pesa suas frutas e verduras, então tem uma balança com os desenhos dos produtos ou do lado do preço de cada fruta/verdura tem um número que é o que você vai usar lá na balança. Depois que já escolheu tudo e vai partir para o resto do supermercado você pode tirar as luvinhas, mas não toque nas frutas, não apalpe nada sem primeiro colocá-las.
Fale italiano e não enrole!
Os italianos amam quando chegamos falando em italiano com eles. Nas cidades mais turísticas é normal que te recebam nos restaurantes e nas lojas falando em inglês. Mas você vê nitidamente mudarem o comportamento quando você responde em italiano. E aqui estamos falando de italiano, não do italianês que a maioria das pessoas tem a cara de pau de usar hahahaha
Falar o portunhol ou o italianês pode significar que você não está nem aí para o país e para as pessoas daquela cultura. Pode parecer que você não se deu nem ao trabalho de aprender palavras básicas para pedir as coisas, ou agradecer por elas.
Por isso, se você pretende viajar para qualquer lugar do mundo tente aprender pelo menos as palavras básicas e de boa educação daquele lugar. Não custa e você será melhor tratado, pode ter certeza.
Vish, lembrou que tem viagem pra Itália ou tá achando que seu italiano poderia ser melhor? Os seus problemas acabaram!!! Por pura coincidência, nós aqui na Italiano a Tutti temos aulas de italiano em grupos e particulares! Se você ficou com interesse em saber mais é só nos enviar uma mensagem no whatsapp ou um e-mail aqui pelo site! 😉