A origem dos guardiões… nããão, dos meses!

Vocês conhecem a origem dos nomes dos meses do ano? Como muitos devem saber, tanto os nomes dos dias da semana quanto dos meses do ano possuem significados em italiano. Hoje, vamos descobrir algumas curiosidades e conhecer a origem dos nomes?

Gennaio

Vamos começar nossa história falando de um deus de duas caras, um deus que olha para o passado e para o futuro. Qual seria seu nome? Jano (Giano). Deus do princípio e do fim e também porteiro do céu. Assim como os meses do ano, o seu templo tinha doze portas. Deriva do latim ianuarius. Uma curiosidade: a introdução de janeiro e fevereiro só ocorrem no calendário romano com o imperador Numa Pompilio, pois os romanos até então consideravam o inverno como um único período, e contavam somente dez meses.

Febbraio

Deriva do latim februare e faz uma homenagem à deusa da purificação, Febbrua. Os romanos consideravam as festas de Febbrua como uma purificação espiritual. Outros consideram uma homenagem ao deus etrusco Febbrus, deus da morte e da purificação.

Marzo

O terceiro mês do ano, também tem seu nome vindo do latim Martius, em referência ao deus Marte, deus da guerra. Para os romanos, Marte era mais que um guerreiro, era um deus que podia conseguir tudo com sua força. Era também o mês que iniciava o antigo calendário romano e dentro da mitologia era atribuído a ele a colheita da primavera e a guerra.

Aprile

A quarta figura não é um deus nem uma deusa, mas um anjo da primavera. Segundo algumas interpretações, seu nome deriva do etrusco Apro, em referencia à Afrodite, deusa grega do amor. Segundo outras teorias, deriva do latim aperire (aprire) como indicação do mês que as plantas e as flores desabrocham. Os romanos viram que este mês fazia renascer todas as coisas que se tinham escondidos, aterrorizadas com o vento do inverno. Em abril, na europa, renova-se a vida dos campos.

Maggio

Tem seu nome oriundo do calendário romano Maius, dedicado à deusa Maia, deusa da abundancia e da fertilidade que representa também a grande Mãe Terra. Também é o mês das rosas e das esposas. E o mês de aniversário da mais bela professora haha #fato (Segundo a Pri, mas a Nalim discorda hahahaha)

Giugno

E já estamos na metade do ano e neste mês duas figuras disputam o sexto mês. A primeira (e mais aceita) é Giunone (Juno), rainha do céu e esposa de Jupiter. A segunda é de Giunio (Junio), um deus. Junho também é considerado como o mês do sol no hemisfério norte em razão ao solstício de verão. Mas, não seria Itália se não tivesse uma polêmica, vocês não concordam? =D

Luglio

Chegamos ao mês de Luglio, que em um primeiro momento era chamado de quintilis, quinto mês do calendário romano. Tem seu nome modificado em honra a Giulio Cesare, uma figura chave dentro da Roma Antiga que fazia aniversario exatamente neste mês e por todas as suas conquistas após a sua morte, Marco Antônio no ano 44 A.C. decide dedicar ao Cesar o seu mês de nascimento.

Logo após, teríamos o mês Sextillis , sexto mês do calendário romano, porém uma homenagem também é feita a Augusto, sucessor de Julio Cesar. A principio se chamava Otavio e governou os romanos com Marco Antonio e Lepido. Foi decidido então chamar o oitavo mês de Augustus e como o mês dedicado a Julio Cesar possuía 31 dias para que Augusto não se sentisse melindrado decidiram por tirar um dia do mês de fevereiro e deixar que os dois meses tivessem 31 dias.

Agosto

Augusto será o último personagem dentro de nossa história, seja ela com deuses pagãos ou imperadores. Os outros meses aparecem ligados com significados ligados a uma ordem cronológica.

Settembre

Para compreender o mês de setembro, é necessário lembrar que o primitivo ano romano tinha somente dez meses e que começava em março, ou seja, setembro era o sétimo mês. Em latim era lido Septem de onde derivou september, ou seja, mês sete. Durante um breve período foi chamado de Germanico em homenagem ao pai do imperador Caligula

Ottobre

Assim como no mês anterior, Ottobre segue a ordem do calendário romano. Esse nome provem de octo, que em latim significa oito. Esse era o mês das colheitas e vindimas. O oitavo mês passou a ser décimo, quando Numa, rei de Roma, fixou o dia primeiro de janeiro como sendo o princípio do ano.

Novembre

O mês seguinte deriva do latim november, novembris – nove. Mês que é celebrado a memória dos mortos – tanto o dia de todos os santos e finados.

Dicembre

O último mês é dezembro, com origem no latim decem ou dez, o décimo e último mês do antigo calendário romano.

Aproveitando o tema, vamos aprender uma filastrocca para memoriza-los:

Gennaio: fiocchetti di neve.

Febbraio: gioioso ma breve.

Marzo: un po’ d’acqua e di sole.

Aprile: cestini di viole.

Maggio: la rosa fiorisce.

Giugno: la scuola finisce.

Luglio: ci sono nuovi frutti.

Agosto: vacanze per tutti.

Settembre: bambini al lavoro.

Ottobre: bei grappoli d’oro.

Novembre: si prega di più

Dicembre: si aspetta Gesù

Espero que vocês tenham gostado e escrevam para a gente caso queiram mais curiosidades sobre as lendas/histórias da Itália.

Riferimenti

Adaptado do texto la storia dei mesi de Italia Nossa